“Eu acredito no Brasil”, afirmam jovens que buscam a renovação política
Movimento Acredito reúne jovens de todo o país que sonham com a formação de um novo congresso, com a cara do Brasil.
Falar de política não é tarefa simples. Em um país como o Brasil, no qual cresce a sensação de descrença com relação às instituições, mais ainda. Em vez de evitar o tema, um grupo de jovens brasileiros decidiu percorrer o caminho oposto, e deu origem ao Movimento Acredito, que já completa dez anos e foi fundado com o sonho de construir um congresso com a cara do Brasil através de uma renovação de princípios, práticas e pessoas na política, superando nossas profundas desigualdades, barreiras a um projeto de país mais estável, justo e desenvolvido.
“É por meio da política que queremos transformar o país”, sintetiza o engenheiro de formação José Frederico Lyra Netto, um dos brasileiros que fundou o Movimento Acredito. “Queremos quebrar o monopólio de alguns sobrenomes no congresso e reaproximar a política da sociedade”.. O Movimento acredita que em 10 anos já é possível contribuir efetivamente para essa renovação no Congresso Nacional e nos parlamentos estaduais e municipais.
Atualmente, o movimento une brasileiros com diversas formações em 16 estados e possui três frentes de trabalho. A primeira é a geração de conteúdo didático sobre temas nacionais se baseando em dados e evidências, a segunda é a presença nas ruas, através de debates e eventos nas cinco regiões do país, e a terceira é identificar novas lideranças com potencial de transformação política e apoiá-las através da visibilidade e da formação.
Foi assim que em 2018 o Movimento Acredito apoiou 28 candidatos que pleitearam vagas de Senador, Deputado Federal e Estadual. Desses, quatro foram eleitos: Alessandro Vieira (Rede-SE, o senador mais votado no estado), Felipe Rigoni (PSB-ES), Tábata Amaral (PDT-SP) e Renan Ferreirinha (PSB-RJ). Movimento Acredito Minas Gerais Em Minas Gerais o Movimento Acredito existe desde quando a ideia surgiu em 2017, já que o Bruno Santos, um dos fundadores do Movimento é de Belo Horizonte.
Atualmente o Movimento possui uma estrutura estadual que realiza atividades e eventos debatendo diversos temas de interesse nacional e estadual, e contribuiu efetivamente na construção das emendas que foram aprovadas na reforma da Previdência. Hoje o movimento está distribuído em vários núcleos municipais, que estão atentos às pautas municipais e contribuem nas decisões da instância estadual e nacional. Segundo o líder estadual do Acredito Minas Gerais, a meta para as eleições municipais de 2018 é contribuir com a renovação nos municípios. “Queremos transformar a política em Minas Gerais através da participação social e da renovação das câmaras municipais. Nas próximas eleições vamos apoiar cerca de 50 candidatos entre postulantes aos cargos de vereador e prefeito. E esse número pode crescer caso tivermos sucesso no nosso planejamento de expansão em todas as regiões do estado”, explica Maycon Juan. Ainda segundo Maycon Juan, o Movimento Acredito é suprapartidário e tem como valores a dignidade e igualdade de oportunidades, a diversidade, a ética e a transparência, estado eficiente, sociedade plural e livre, economia empreendedora e competitiva e a sustentabilidade.
E-mail: minasgerais@movimentoacredito.org