Quando era criança sempre ouvia falar de uma profissão chamada engenharia, mas não entendia o que era. Conforme fui crescendo fui entendendo o que seria essa profissão. E foi aos 14 anos que me dei conta da importância dela, foi quando comecei a trabalhar como Menor Aprendiz em uma eletrometalúrgica. Aos 18 anos fui trabalhar no setor de produção de uma multinacional e me vi deslumbrado com tudo que a engenharia poderia fazer, desde os projetos até o tipo de montagem e o tipo de linha de produção.
Não teve jeito, demorei mais 3 anos para ter condições financeiras de entrar em uma faculdade, e óbvio, na escolha o curso foi Engenharia. De lá pra cá me formei e tenho cada vez mais estudado sobre a área tecnológica e liderado a formação de jovens líderes engenheiros em todo o país. Sou apaixonado pela engenharia, e vou te falar o porque. Vou te falar também do porque nosso país ainda não é um país desenvolvido. Vem comigo.
A engenharia transformou e transforma o mundo todos os dias, posso citar desde a muralha da China até os voos espaciais. Trazendo para o nosso dia a dia, vemos a engenharia desde o alimento que consumimos até o celular ou computador que você está usando nesse momento. Tudo tem uma solução de engenharia, de agronomia ou de geociências.
Acredito na Engenharia como protagonista do desenvolvimento de Minas Gerais e do Brasil, e não por que sou engenheiro, mas sim porque basta olhar e entender o porque os países mais desenvolvidos chegaram onde estão. É muito claro que em todos esses países a engenharia é levada muito a sério.
O mais incrível é que nos países como Cingapura, Japão, Coréia do Sul, Alemanha, Índia e China a preocupação com a engenharia começa no ensino básico infantil, onde crianças aprendem exatas de forma lúdica e já resolvendo problemas de forma prática.
Nesses países os jovens formam no ensino básico e buscam em sua maioria cursos de engenharia e agronomia e geociências porque querem ajudar o país a se desenvolver através do desenvolvimento de soluções para os problemas que os seus países enfrentam. Engenharia e desenvolvimento estão impregnados na cabeça deles porque começaram a entender a importância disso ainda quando criança. E podemos ver quais os resultados disso, engenharia levada a sério é desenvolvimento na certa.
No nosso país tem muito espaço para engenheiros, é só olhar o quanto precisamos construir na área de saneamento, na indústria, o quanto precisamos beneficiar os nossos recursos naturais que são fartos. Serviços não faltam, o que falta é uma política de governo que leve a engenharia a sério. Profissionais temos, precisamos inclusive de mais, o que não temos é reconhecimento.
A engenharia não participa das decisões mais importantes do nosso país. Você conhece algum engenheiro que entende a importância da engenharia e que está em cargos importantes como presidência, governos estaduais ou no parlamento?
Eu não, eu conheço profissionais que são formados em engenharia e que estão nesses cargos, mas que por não entenderem a sua importância política e a importância da classe profissional, não a representam nos espaços de poder. Precisamos mudar isso juntos. O dia que esse gigante chamado engenharia acordar teremos o país que queremos para nossos filhos e netos. Contem comigo nessa incansável caminhada!