Começo esse artigo com uma frase de um dos maiores escritores da Engenharia no país, Prof. Ênio Padilha:
“O Crea Jr é, talvez, a melhor coisa que aconteceu no Sistema Confea/Crea nesses últimos 30 anos.”
Concordo e digo mais: uma das melhores coisas que aconteceu para o futuro da área tecnológica no país.
O Crea Jr mudou muito nos seus 22 anos de existência. Foi fundado com o objetivo de levar informações do Sistema Confea/Crea e Mútua para os futuros profissionais da área tecnológica e, ao longo dos anos, vem fazendo muito mais que o seu papel inicial, fomentando a valorização profissional e contribuindo na formação de jovens lideranças. Desde a unificação da marca em 2015, tem se tornado referência nacional na formação de líderes, transformando a cada dia a vida de milhares de futuros profissionais da área tecnológica e das pessoas que usufruem das suas atividades.
A cada evento e a cada atividade fica mais perceptível a transformação causada pelo Crea Jr não só na vida das pessoas, mas também nas instituições das quais os egressos desse programa tem se inserido. O Crea Jr impacta, hoje, sindicatos, entidades de classe, empresas, o próprio Conselho de Engenharia e Agronomia, e principalmente a sociedade através de conselhos municipais e conselhos específicos da área tecnológica.
A cada evento nacional do Crea Jr fica mais claro a importância da existência desse espaço coletivo e escancara a necessidade do surgimento de novas lideranças para o Sistema Confea/Crea e Mútua. Até mesmo os presidentes de Crea, conselheiros e lideranças do sistema que são de gerações passadas, quando o assunto é o Crea Jr falam quase que de forma unânime sobre a necessidade de oxigenação do Sistema e do surgimento de novas lideranças na área tecnológica. A soma da motivação de quem chega com a sabedoria das gerações passadas é a receita do sucesso.
Já entre os futuros profissionais de cerca de 20 estados e do Distrito Federal, a motivação nesses eventos sempre está no seu nível mais alto. Nas rodas de bate-papo, nas palestras, nos painéis, e até mesmo nos hotéis onde se hospedam o assunto sempre é sobre o quanto o programa impacta a vida de quem participa e o quanto essa pessoa impacta positivamente sua turma da faculdade, seus amigos e até sua comunidade.
Sempre que sou convidado participo de eventos do programa, do nível municipal até o nacional, faço isso com alegria e prazer, porque acredito na proposta e sei que muitos na engenharia enxergam esse programa como a solução que tanto precisamos para o futuro da engenharia no país. Você pode até ver uma ou outra liderança da engenharia ser contra o programa (em Minas Gerais não conheço), mas dificilmente vai vê-lo(a) assumir isso, afinal ter medo do futuro é coisa de medroso, e ter medo de assumir que é contra é coisa de mais medroso ainda, e o final todos sabemos, do futuro não se escapa, do futuro se colhe e para o futuro se prepara.
Participei do programa Crea Jr entre os anos de 2012 e 2017, e o programa tornou esses anos os uns dos melhores anos da minha vida. Acredito que o que foi aprendido e replicado nesse tempo já está sendo a base para voos mais altos. Quando ingressei através do processo seletivo na cidade de Diamantina jamais imaginei que minha vida seria transformada. Nestes cinco anos deixei de ser só mais um estudante de engenharia que acordava com o propósito de ir à universidade para cumprir horas e fazer provas, para ser um estudante com perspectivas de um futuro grande, como empresário na vida privada e como parlamentar na vida pública. Mas a maior mudança que o Crea Jr trouxe pra minha vida foi relacionada à sociedade e as pessoas, pois após entrar no programa comecei a me preocupar muito mais com o próximo e a compreender que em uma comunidade a construção tem que ser coletiva para ter maior impacto e gerar grandes resultados.
O Crea Jr nos ensina a importância do empreendedorismo, da defesa da sociedade, da valorização profissional, da participação política, nos ensinando a ser engenheiros pra vida. O Crea Jr ensina que a Engenharia (e toda a área tecnológica) deve estar a serviço da vida. E que se precisarmos defender a sociedade vamos (e já estamos indo) para os Crea’s, se precisarmos valorizar a área tecnológica e seus profissionais vamos para as entidades de classe, e se precisarmos mudar leis para melhorar tudo isso em prol da sociedade, vamos para o Congresso!
O Crea Jr de fato transforma a vida das pessoas!
Seja um membro do Crea Jr e experimente essa experiência. Você vai se surpreender!!!